quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Política x Politicagem

Em época de eleições o que mais incomoda os cidadãos é a tal da política. Mas eu digo que a política é a melhor coisa do mundo, o que realmente me deixa em estado de nervos é a politicagem.
E qual a diferença entre uma coisa e outra?
Política é a parte das ciências sociais que estuda a organização dos Estados, ou seja, o que faz tudo funcionar em uma sociedade democrática, como a nossa. E ainda mais, em regimes como nosso, onde podemos escolher quem poderá exercer a função de criar, aprovar e fiscalizar as leis, a política é o que os cidadãos fazem em relação aos assuntos públicos, com seu voto ou com sua militância. Ou seja, exercendo o voto com CONSCIÊNCIA, elegendo os melhores representantes da comunidade, é assim que estaremos fazendo política.
Já politicagem... Politicagem é o inverso. É onde se origina a corrupção, é o voto comprado, é o voto vendido. É ai que nasce a idéia de desvio de dinheiro, de oferecer favores a alguns enquanto a maioria passa fome, passa frio. Politicagem é o que ocorre debaixo dos panos, às escondidas.
Politicagem é a manipulação das instituições, é utilizá-las para que sirvam a objetivos corporativos ou das empresas e pessoais, que faz uso totalmente indevido do que é fruto do suor do rosto do cidadão.
Então, dessa vez, vamos fazer política, vamos usar o voto como arma e armados vamos para luta. Lutar por um bairro melhor, por uma cidade melhor, um estado melhor, um país melhor. É só pelo voto que podemos tirar a politicagem da política.
Analise as propostas, a história dos candidatos, isso também faz diferença. Não acredite em milagres e nem num sorriso bonito. 
Bonito mesmo é exercer o nosso direito para defender o direito de todos.



Nenhum comentário: